Uma grande dúvida na área de aluguel de imóveis é o que é papel do inquilino e o que é papel do locador. Muitos problemas acontecem por erros na divisão de responsabilidades, principalmente quando surgem situações inesperadas.
Estar ciente das suas obrigações e direitos é um grande passo para uma locação tranquila. A primeira coisa a se atentar é o contrato: é importante ler o documento detalhadamente para evitar qualquer tipo de conflito ou dúvida.
Papel do Inquilino
Segundo a lei, é papel do inquilino se responsabilizar pelos gastos ordinários, ou seja, os gastos de manutenção do imóvel. Alguns desses são água, luz, condomínio, encargos trabalhistas, contribuições previdenciárias e sociais dos empregados do condomínio, limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências comuns, entre outros.
Um inventário detalhado do imóvel deve ser feito antes da entrada do locatário, pois é papel do inquilino devolver o imóvel no mesmo estado que o recebeu. O inquilino tem como obrigação reparar danos feitos durante sua ocupação, isso inclui pinturas e pequenas reformas.
É papel do inquilino pagar o aluguel pontualmente na forma e prazo pré-definidos. Além disso, qualquer modificação no imóvel só pode ser feita com prévia autorização do locador.
Papel do Locador
O papel do locador, por outro lado, inclui os gastos extraordinários, esses são gastos com estrutura a longo prazo, além de certos impostos (a depender do contrato). Aqui entram as reformas para melhorar a condição de moradia do imóvel e instalações de equipamentos elétricos e hidráulicos.
O locador deve responder pelos defeitos que antecedem a locação, as dívidas também precisam ser quitadas. Durante a vigência do contrato, o proprietário não poderá reaver o imóvel sem motivo justo.No caso de venda do imóvel, é obrigação do locador dar preferência ao inquilino.
Não quer se preocupar com a burocracia das responsabilidades? A José Alberto Netimóveis toma todas as providências para você ficar tranquilo(a), fale com a gente!