Por tratar-se de um evento inédito na história, a pandemia do COVID-19 terá impactos significativos e ainda não completamente dimensionados na sociedade. Ela vem mudando o modo de vida humana em diversas formas: como se relacionar, fazer negócios, prestar serviços e muito mais.
A pandemia do COVID-19 tem consequências econômicas enormes e impossibilitou muita gente de trabalhar, além de ter dificultado o acesso a certos serviços. Existem serviços que não podem parar, como é o caso de sistemas de manutenção elétrica, hidráulica, ar condicionado e eletrodomésticos.
Muitos especialistas preveem que a situação ainda vai piorar e o debate sobre as consequências do isolamento social na economia é um dos temas mais abordados nos noticiários. O mundo vive com medo do desconhecido, uns dos outros e de como vamos nos recuperar disso.
Efeitos da crise
Um dos nichos que tem sofrido mais com os efeitos econômicos da crise econômica é o de profissionais informais ou autônomos. Sem renda fixa ou carteira assinada, esses trabalhadores sofrem com a queda brusca de renda. É o momento de renegociar dívidas e parcelar pagamentos, além de repensar a vida financeira de modo geral e reduzir gastos.
A insegurança e falta de perspectiva vêm preocupando muitos cidadãos do mundo. É preciso se reinventar. Uma estratégia sendo amplamente utilizada é a vendas antecipada de vouchers para serem usados depois da pandemia. Caso o serviço prestado possa ser adaptado para o online também é uma ótima saída.
A procura por serviços no primeiro momento da pandemia caiu consideravelmente em todos os setores da economia, isso em virtude da necessidade do isolamento social. Contudo, existem serviços que são necessários e emergenciais que não param de crescer. Serviços com panes elétricas, defeitos em aparelhos como eletrodomésticos imprescindíveis como geladeira, fogão, televisão e ar condicionado são os campeões de solicitações na internet.
Inovação
Opções de serviços sem contato humano são cada vez mais importantes em meio à crise do COVD-19. A José Alberto Netimóveis, junto com sua parceira Youtaf, oferece uma alternativa inovadora: profissionais autônomos contratados por vias totalmente digitais. A parceria irá permitir que todos os clientes da JA Netimóveis possam contratar profissionais com seguro em diversas áreas.
A Youtaf é uma startup suiça que tem como objetivo divulgar profissionais e conectar clientes que necessitam contratar serviços através de ferramentas digitais. Dessa forma, profissionais e clientes podem usar a plataforma para terem contato e visibilidade na internet.
A José Alberto Netimóveis se preocupa em oferecer esses serviços seguros para os clientes por meio de atendimento e indicação dos profissionais de forma online e contratação digital. Justamente dessa preocupação e necessidade que a parceria José Alberto Netimóveis e Youtaf surgiu.
Exemplos de profissionais que podem ser encontrados na plataforma são diaristas, pedreiros, eletricistas, cuidadores de idosos, médicos, dentistas, psicólogos e até advogados. Tais profissionais recebem orientações constantes de padrões exigidos para a permanência na plataforma como ética, como também passaram a executar práticas preventivas para o atendimento diante das orientações da Organização Mundial de Saúde.
Cuidados ao receber prestadores de serviço em casa
Tanto para o profissional quanto para o cliente, é necessário tomar certos cuidados para evitar a proliferação do vírus. Algumas das medidas a serem tomadas são:
- Ainda na porta, o profissional deve passar álcool em gel nas mãos e desinfectar os sapatos com álcool 70 ou uma solução de água sanitária com água normal. Se possível, o profissional deve deixar os sapatos do lado de fora.
- O profissional não deve tocar em nada que não seja necessário, como maçanetas e outros objetos.
- O profissional e o cliente devem evitar tocar no mesmo objeto sem higienizá-lo antes. No caso de canetas para assinaturas, cada um deve usar a sua.
- O profissional e o cliente devem usar máscaras e manter distância de 1,5 metros.