A decoração minimalista é uma tendência que vai além da busca pela funcionalidade e simplicidade no espaço residencial. Esse conceito também remete a um estilo de vida baseado no consumo consciente e na praticidade.
Por isso, o minimalismo vem ganhando cada vez mais espaço na decoração de interiores e na própria arquitetura. O estilo se destaca não apenas em casas e apartamentos, mas também na decoração de ambientes comerciais e corporativos.
Se você procura uma decoração moderna, inovadora e funcional, o minimalismo pode ser uma alternativa atrativa para você. Confira, nos próximos tópicos, alguns motivos para apostar nessa tendência.
Valorização do espaço e iluminação
Ao adentrar um espaço com decoração minimalista, a primeira sensação que você terá é a de amplitude do espaço e o sentimento de bem-estar. Ao contrário de outros estilos, não há excesso de elementos decorativos no minimalismo. Tudo que está posicionado naquele ambiente é utilizado diariamente e, portanto, necessário.
Com o número de itens reduzido, o espaço é valorizado e amplificado. Sem o excesso de distrações visuais, o ambiente transmite sobriedade, elegância e asseamento. É uma decoração livre do acúmulo de móveis e objetos e, portanto, funcional e leve.
Outro benefício que surge como resultado da sensação de amplitude do espaço é maior abundância de luz. O minimalismo contribui para que ambiente tenha maior claridade e iluminação. Além disso, esse é um aspecto que pode ser bastante explorado no momento de planejamento da decoração.
Destaque para pisos, paredes, texturas e cores
Uma vez que o espaço esteja menos preenchido com móveis e objetos decorativos, as paredes e pisos ganham maior protagonismo na decoração minimalista. Dessa maneira, as combinações de diferentes texturas e tonalidades podem ser exploradas para criar um ambiente de acordo com as características desejadas.
O uso de texturas, espelhos e pisos pode ser pensado com maior liberdade, pois esses itens ganham destaque no minimalismo. Assim, os amadeirados, porcelanatos, marmorizados, vinílicos e cimento queimado, por exemplo, são excelentes opções para compor a decoração minimalista do seu imóvel novo.
Adoção de um estilo de vida mais consciente
Apostar na decoração minimalista é implementar de maneira concreta o lema “menos é mais”. A adoção desse estilo não apenas está alinhado a uma vida mais simples e prática, mas também carrega a crença da necessidade de optar por um consumo mais consciente, por exemplo, e por atitudes que respeitem os recursos naturais.
Vale a pena mencionar a praticidade na hora de manter o espaço limpo. Uma cozinha minimalista, por exemplo, pode ser higienizada com maior facilidade e com menor emprego de tempo e esforço. Seguindo a tendências dos móveis planos, há menos espaços e vãos para acumular poeiras.
Além disso, é importante lembrar que o minimalismo é um movimento que preza por experiência acima do consumo. Os momentos compartilhados no espaço doméstico são mais importantes do que preenchê-lo com móveis e objetos.
Agora que você já conhece alguns bons motivos para apostar na decoração minimalista, que tal conferir nossas 6 dicas para decorar o quarto sem gastar muito?