O COVID-19, popularmente chamado de novo coronavírus, tem sido o centro das atenções do mundo nas últimas semanas. A indicação é a quarentena: sair de casa o mínimo possível durante 15 dias. Além disso, medidas podem ser tomadas dentro das casas e condomínios pensando no bem-estar da coletividade.
Algumas pessoas não podem isolar a casa por completo, então juntamos algumas recomendações da Organização Mundial de Saúde e dicas de como higienizar sua casa e evitar a proliferação do vírus. A estimativa é que o vírus sobrevive por até 24 horas em superfícies.
- Espalhe álcool em gel pela casa para que você lembre de passar nas mãos a cada duas horas. Vale lembrar que o álcool em gel não substitui a lavagem das mãos e sim a complementa.
- Higienize seu celular e seu notebook com frequência. O ideal é optar pelo álcool isopropílico, que elimina os vírus sem danificar os aparelhos. Lembre-se de limpar também a capa do celular e mouse do computador.
- Use alvejante, água sanitária, álcool e produtos com hipoclorito de sódio para a limpeza da casa.
- Mantenha as janelas abertas para que o ar circule.
- Desinfete com frequência as superfícies que são muito tocadas, como maçanetas, controles remotos e interruptores.
- Assim que chegar da rua, tome banho e coloque as roupas que você estava usando para lavar com água, sabão e uma tampinha de bactericida.
- Use lenços descartáveis para a limpeza e os jogue no lixo imediatamente depois de usá-los.
- Mesmo dentro de casa, cubra a boca e nariz com um lenço ao tossir ou espirrar.
- Se pedir algum serviço de delivery, não toque e não fale perto do entregador, além de lavar bem as mãos assim que voltar para o apartamento. Tenha cuidado também com as sacolas e recipientes que foram tocadas por outras pessoas no estabelecimento.
As aulas estão suspensas e para não deixar as crianças entediadas, confira 7 atividades para entreter as crianças em casa!