Juntamos 4 dicas para você saber no que pensar antes de escolher o lar ideal para sua família.
1 – Escolha a região em que você gostaria de morar
O bairro onde o imóvel se encontra é um dos primeiros fatores a serem considerados. Você quer morar perto do trabalho ou prefere um lugar mais tranquilo? O bairro escolhido condiz com seus hábitos e estilo de vida?
Para ter certeza, você pode dar um passeio virtual pela região (o street view do Google maps é ótimo para isso), além de pesquisar sobre os comércios locais, como restaurantes, farmácias e mercados. Se você conhece alguém que já mora no bairro, que tal mandar uma mensagem perguntando como é a vida por lá?
2 – Pense no quanto você pode pagar
É preciso ser realista: de nada adianta pesquisar imóveis se você não tem um orçamento definido. Saber quanto cabe no seu bolso é imprescindível na escolha da sua futura moradia. Aqui é importante calcular, além do aluguel, o preço do condomínio e os custos extras. Considere também a taxa de rentabilidade e a relação entre o preço de venda e preço de aluguel do imóvel.
Importante: evite que os valores do aluguel e condomínio somados ultrapassem 30% da sua renda líquida.
3 – Considere o tamanho do imóvel
Antes de escolher o apartamento ou casa que quer alugar, você tem que saber de quanto espaço vai precisar. Nessa hora, considere a metragem do imóvel, a quantidade de quartos e banheiros, o tamanho da cozinha e se tem vagas de garagem. Pare e pense: minha família cabe neste imóvel? Se você tem um animal de estimação, não esqueça de perguntar sobre as regras do contrato em relação a isso!
Dica: na hora da visita, leve uma trena para medir todos os cômodos, assim você vai saber o tamanho ideal dos móveis a serem colocados.
4 – Repare se o imóvel precisa de reformas
Antes de fechar negócio, avalie se alguma melhoria será necessária. É importante criar um canal de diálogo sobre possíveis reformas, é só você dizer suas condições e colocar tudo no contrato. A maioria das reformas fica por conta do inquilino, principalmente se for para melhorar o imóvel, mas é possível fazer uma negociação sobre o assunto, como um abatimento no aluguel.
Agora que você já sabe como escolher seu imóvel, vem ver nosso acervo de 15 mil oportunidades de locação, um deles é o perfeito para você!