Sabemos o quanto seu imóvel é valioso para você. Ele representa uma conquista, guarda lembranças e pode ser uma fonte de renda. Por isso, sabemos que alugá-lo ou vendê-lo é uma decisão importante, que deve ser tomada com a certeza de que você vai extrair o maior lucro possível. Para isso, separamos 8 dicas para valorizar o seu imóvel e fazê-lo ser vendido/alugado mais rápido.
1 – Faça uma pequena reforma
Agora é a hora de consertar aqueles pequenos defeitos que você vinha deixando de lado. Faça uma lista do que precisa ser melhorado e coloque no papel quanto vai custar. Esse investimento vai valorizar o seu imóvel, uma vez que imóveis recém reformados são mais apelativos para o comprador ou inquilino.
2 – Pinte o imóvel
A primeira impressão do comprador ou inquilino é muito importante. Ter uma boa pintura (externa e interna) torna o imóvel muito mais valorizado. Uma dica aqui é apostar em cores claras e neutras, que dão um ar mais confortável e equilibrado. Não esqueça também de cuidar de infiltrações e regiões úmidas na parede.
3 – Mantenha o imóvel limpo e organizado
Limpeza e organização passam credibilidade e confiança para o possível comprador/inquilino. Tire a poeira, coloque um aromatizador de ar. Se a casa estiver com móveis, os mantenha sempre em ordem. Um imóvel limpo e organizado se torna um ambiente mais aconchegante, o que aumenta seu valor no mercado.
4 – Faça manutenção preventiva e periódica
Quem não gosta de um imóvel bem cuidado? Manter a manutenção em dia evita que grandes problemas apareçam, além de ser uma economia a longo prazo. Cuide da parte elétrica, não deixe fios desencapados os expostos. Tome cuidado com encanamentos para prevenir entupimentos e vazamentos, estes podem ajudar no surgimento de mofos, que causam mau cheiro e aparência de desleixo. Um imóvel que tenha com a manutenção correta, além de ser mais valorizado, tem mais chances de ser vendido/alugado com rapidez.
5 – Deixe as contas e documentos em dia
Muitas pessoas que buscam imóveis tem pressa para achá-lo, podendo estar dispostas a pagar um pouco a mais pelo conforto de uma transação rápida devido a prontidão dos documentos. Mantenha registro de contas como condomínio e IPTU. Certifique-se de que documentos como a escritura e a averbação do estado civil estão atualizados (se você estava solteiro(a) quando comprou o imóvel e agora está casado(a), isso precisa estar constado). Deixe tudo separado e regularizado para evitar surpresas!
6 – Invista na iluminação e parte elétrica
Uma iluminação de qualidade bem planejada passa a impressão de um ambiente mais amplo e confortável. Certifique-se que a parte elétrica do imóvel está em dia, possíveis compradores/inquilinos adoram testar os interruptores da casa.
7 – Se possível, renove a cozinha e banheiros
Esses são cômodos que chamam muita atenção de possíveis compradores ou inquilinos. Ter uma cozinha moderna faz o futuro morador se imaginar com mais precisão em uma rotina naquele imóvel e um banheiro organizado passa mais conforto.
8 – Cuide do jardim
Se o imóvel possuir jardim, não deixe crescer muito! Um matagal na porta da casa assusta os possíveis compradores. Mesmo que o imóvel esteja inabitado, é importante deixar uma fachada bonita para visitas de última hora.
Agora que seu imóvel está pronto para ser vendido/alugado pelo melhor valor possível, anuncie aqui com a gente e receba propostas com rapidez!